sexta-feira, 30 de março de 2012

Mentira pretinha!!!!!!


Estava eu em aula falando sobre os pecados que levaram Jesus a cruz por nós,  perguntei aos meus alunos se a mentira era um pecado ou não? Ao que responderam que sim. A seguir perguntei se eles mentem ou já mentiram ou se imaginavam quantas mentiras contavam por hora
Estávamos na sala eu e mais cinco alunas.
 A primeira loirinha de olhos azuis cabelos loiros e bochechas rosadas responde com as mãos no queixo que na vida toda ( sete anos) havia mentido apenas cinco vezes e que a seguir confessou as mesmas logo assim sendo perdoada ou pagando pelo feito.
 A segunda já com nove anos olhos grandes bochechas pequenas e uns cílios enormes piscou, colocou as mãos sobre a boca e disse:_ Não sei acho que já menti mas não lembro quantas vezes.A seguir pensando um pouco e vendo que estava mentindo concertou com : Tirando as mãos da boca e resignada colocou os braços em cima da mesa e confessou já menti muiiiiito.
A terceira disse que sim que já havia mentido mas que isto todo mundo fazia e a todo tempo. Cabelos e olhos castanhos escuros, boca pequena, olhos vivazes e um meigo sorriso. Disse isto enquanto brincava com um anel entre os dedos.
A quarta e ultima menina deu a seguinte resposta que sim já havia mentido.Com um largo sorriso entre lindas bochechas, olhos parecendo pitangas brilhantes, cabelinho cortado curto, preto e brilhantes iguais seus olhos.
Assim segui a aula perguntando se elas lembravam das mentiras contadas por elas e se tinha alguma que podiam contar.
Rapidamente a quarta menina falou: _ Eu escondi um copo quebrado da mamãe embaixo do sofá na sala.(percebam que ela não disse que havia quebrado o copo apenas que ela havia escondido o mesmo).
Então disse a ela o seguinte e se a mamães for varrer a sala e descobrir o copo o que tu vai fazer?
_ Há disse rapidamente vou colocar embaixo da minha cama.
Respondi:_ Mas ela vai varrer o quarto também e aí?
Menina: _ Então eu escondo em cima da casa, (com as mãos segurando o queixo e sorrindo).
Eu _ Mas a mamãe vai tirar as teias de aranha e achar...
Menina _ (Nem havia terminado a frase e ela saltou com outra resposta). _ Então eu vou colocar no lixo reciclado.(Já de pé e com as mãos na pesa com a cabeça um pouco inclina e sem o sorriso).
Eu:- E se a mamãe for colocar o lixo na rua e se cortar com a sacola pois ela pensava que ali só havia sacos e caixas. Além de se machucar ela também vai descobrir.
Menina _ Então eu espero o caminhão do lixo reciclado passar e jogo o copo dentro. (Com o queixo erguido e com um sorrisinho malicioso de quem você não me pega não).
Eu _ Já pensou que ao atirar pode acertar o lixeiro que vai ficar brabo e vai chamar a tua mãe e aí tu vai estar encrencada duas vezes?
Menina _ Então eu vou deixar o copo no pátio lá na frente.(Sentada com as mãos cruzadas, mas ainda sorrindo).
Eu _ Tudo bem mas e se ela for varrer o pátio, vai descobri igual.
Menina _ (Agora séria com os braços ao lado do corpo) Eu vou dizer que foi a minha irmã.
Eu _ Mas a tua irmã vai dizer que não foi ela, por quê não foi.
Menina _ (Com um sorriso maroto nos lábios e os olhos brilhando respondeu) _ Vou colocar na pia.
Eu _ Sua mãe vai encontra-lo e vai saber que alguém quebrou.
Menina _ Ai eu vou dizer que foi ela.
Eu _ Mas ela vai saber que não foi.
Menina _ (Baixou a cabeça não tinha saída, mas....) Eu nem quebrei eu só trinquei....e continuou sorrindo.
Eu _ Tu viu quantas mentiras ou supostas mentiras tu teve que inventar para encobrir uma mentira e que se tivesse contado para sua mãe teria sofrido menos? Será que o medo da punição pela mentira vale o sofrimento pelo medo de ser descoberto?
Menina _ Não eu podia colocar na pia e dizer que eu trinquei e ela ia me xingar só....e foi sem querer ( com os lindos olhos pretos brilhando com grossas lágrimas, levantando o rosto pra mim já com um belo sorriso)
, depois ela vai me beijar e dizer que tudo bem a mãe compra outro..
Eu _ Em fim juntas descobrimos como toda a classe que era mais fácil não mentir ou por outra que toda a mentira precisa de outra e de outra pois a mentira têm pernas curtas.

Mentira , dizemos que a mentira tem pernas curtas poque sabems que ela nao costuma ir muito longo . Cedo ou tarde ela é alcançada pela verdade.e isso acontece por dois motivos pelo menos: primeiro, porque quando mentimos fazemos mais esforço do que quando dizemos a verdade, em função do dilema moral envolvido, ainda que inconsciente. Segundo porque, quando precisa ser repetida, a mentira perde força, sendo contaminada por fragmentos da verdade ou por outra mentira, pois sua base não é a realidade, e sim a ficção. Mentir significa "inventar" uma verdade que não existe. A mentira começa com a pessoa, a verdade é anterior a ela.
Mas, afinal, por que mentimos?

A psicologia explica a mentira pelo mecanismo de defesa, a sociologia pela busca do poder, a filosofia pela imperfeição humana e a religião pela compulsão ao pecado. As explicações, entretanto, quase nunca justificam a mentira ou desculpam o mentiroso.

Mecanismo de defesa

Desde a infância mentimos para nos isentar de culpas ou para alcançar o que queremos. Estudos indicam que apenas até os 3 meses de idade um bebê é incapaz de mentir. Após essa idade, aprende a se utilizar artifícios para chantagear seus pais.



Nenhum comentário: