terça-feira, 18 de setembro de 2012

Perdida

Estou acamada faz dois dias uma gripe me aprisionou e a tristeza em meu coração me prendeu a cama. Em meu leito  os pensamentos que me visitaram pois já estavam comigo eram de tristeza e de amargura. Recintida comigo com a vida. Não definir o que é pior se viver a vida na flauta e ser acordado por ela de forma abrupta ou viver a vida sabendo tudo o que ela pode dar e tirar. Tentar estar preparado. Ou ainda alienado de tudo vivendo apenas e sendo levando. Neste instante meu peito dói apertado meu coração não consegue acalmar-se e ao mesmo tempo o corpo responde como dores, um agripe forte me derrubou mas eu sei que nem foi ela. Ela foi só uma desculpa para que eu pudesse me alienar das coisas por um pouco. Fugir dos problemas, tolice acordei levantei mais cançada do que parei. Aos quarenta e nove anos de indade meu mundo não me faz bem. Ando cançada estressada como papel amassado sendo jogado pra todo lado. Vivi esta vida tentando ajudar, confortar, amparar, auxiliar desistindo de mim o tempo todo e de minhas próprias vontades e eu era feliz. Trazia um lindo sorriso no rosto e sempre uma palavra de conforto. Eu vivia num mundo de luz e nada me fazia ser diferente. Tinha sonhos e tempo para eles. Escrevia, cantava, lia, dançava pela casa. Enquanto estudava era atleta e corria, saltava. jogava eu era muito feliz. Apesar de ser pobte eu era feliz, meus pais tinham o dom de nos fazer felizes mesmo com as dificuldades que lhes assombravam e hoje eu sei o quanto foram dificeis pra eles. Para mim era tudo ludico um conto de fadas, enquanto meus pais viviam um conto de fardos. Mas eram felizes tirando as agruras da própria vida. Meu pai tocava e cantava e eu adorava ouvilo a cantar. Músicas diferentes das minhas mas que aprendi a amar, a mães asoberbada com os afazeres da casa parava um pouquinho para ouvi-lo cantar estes dias eram muito lindos e difíceis de acontecer pois ele trabalhava como lixeiro durante a noite, de dia era marroeiro quebrava pedras em uma pedreita e nos fins de semana era auxiliar de pedreiro em alguma construção.
Raramente o viámos pois saia muito cedo e voltava muito tarde eu sempre o esperava rezando para que ele chegasse logo e ficava muito feliz ao vê-lo chegar o olhar cançado, repousava em meus olhos e transmitia uma ternura que nem sei como esplicar. Abria os braços e eu me aconchegava era muito bom sentir sua força seu coração pulsando forte. Ele chegava tarde e ia então para a cozinha esquentar sua comida e jantar. Meia noite, uma hora não sei. Ele me manda dormir, vai dormir alemoa dizia e eu não ia vê-lo era tão raro que meus olhos o seguiam pela cozinha cheios de amor ao que ele me respondia igualmente com amor.
Sentava-se em uma cadeira com seu feijão com arroz um copo de água  a sua frente, cruzava às pernas, me levantava nos braços e colocava-e em seu colo e nós compartilhavamos da comida quentinha da água era muito bom estar ao seu lado. Depois ele colocava tudo na pia me pegava novamente no colo e me colocava para dormir e dia _ Agora é hora de dormir se tua mãe te paga de pé se vai ver! Eu sorria ele me beijava me cobrir e ia dormir.
Sinto muita saudades destes dias a existência de meu pai me fazia feliz seu jeito de ser humilde, trabalhador, solicito diate da vida feia que ele vivia. Ele de mão calejadas vincadas pelo trabalho, pele queimada de sol,mal vestido, desdentado, no curriculo escolar tinha apenas a terceira série do ensino básico, trabalhador de roça, abandonado pelo pai em uma casinha de pau a pique junto a sua mãe. A qual ele nunca abandonou casou-se teve filhos sorriu, sofreu e nunca, nunca deixou de perdoar ás outras pessoas e a si mesmo pelas agruras da vida. Trazia em si a exemcia do amor e generosamente transbordava em abundância este amor á todos que por ele passavam.
Um dia pensei até ter a mesma essencia mas a vida me ensinou que não. Deixei-me apossar pela mágoa e me anulei sem pensar e hoje me sindo sem muita auternativa pois ás vezes chego a pensar que nada mais tenho eu á dar e o meu redor todos esperam que eu continue sendo quem eu fui e eu não mais consigo. E a culpa é minha pois meu pai de alguma forma diante de todas ás coisas ruins que lhe aconteceram consiguia proteger seu coração eu perdi o rumo estou sem direção meu coração está amargo e o fel da vida se apossou de mim. Temo o tempo que avança pois sei que não há esperança de ser tudo como era. Hoje as marcas em mim arrancaram o meu jardim e já não danço pela casa, nem canto, nem sei quem eu sou estou no meio de tudo dos velhos e dos jovens, da morte e da vida, da realidade e dos sonhos. E sinceramente não sei mais quem eu sou. Se sou ou fui alguém que era tudo o que penasavam de mim, ou do que eu era mesmo, sinto-me hoje uma massa horrorosa de sentimentos danoso.



 

4 comentários:

Bárbara disse...

Querida Neusa ao ler estas tuas palavras tive que ter um momento só para mim...
Meu pai hoje se fosse vivo fazia anos.Não vou dizer nada mais...
Espero que fiques melhor tambem estou com gripe então posso dizer que fiquei solidária contigo.
Espero que não fiques de cama mt tempo nem deprimida queria que voltasses a ser a neusa que o teu pai conheceu a alegre divertida traquina,
Ainda és muito jovem quem sabe o teu cavaleiro andante ande por aí para te resgatar dessa profunda tristesa.
beijos querida Neusa as melhoras e te vejo em breve te deixo ao som da Rita e do Beto.

http://www.youtube.com/watch?v=qYNKf1pZpNE

http://www.youtube.com/watch?v=mQDVyT-5oPE&feature=related

Neusa Matos disse...

Querida Barbara como mãe sei que um dia partirei mas gostaria cá em meu peito que minha filha pensar em mim que pense com um sorriso nos lábios e com paz no coração. Pois a morte é certa em nossas vidas. Meu pai sempre que lembro dele me faz sorrir eu sinto a paz do seu amor a me envolver e posso dizer que sou feliz. Ele faz falta faz mas hoje eu entendo mais ele como pai em seu leito de morte ele disse com dores no peito filha o pai não vai resistir cuide-se pois não estarei mais aqui para faze-lo. Ele disse essas palavras ao ser levado para a UTI do hospital. O amor quando é tão grande supera qualquer dor e alguém assim a supera tem um amor maior que a si mesmo. E quem na dor consegue pensar no outro prova a existencia de no Senhor Deus e de sua marca em nós. Ele disse isto para minha irma pois ela estava com ele quando do ocorrido. Meu era um menino grande. Superava ou escondia suas frustrações e tristezas. As passava dos limites bebia era o seu mau. TOdos temos estes maus dentro de nós e temos que conviver com eles para sermos humanos e entendermos um ao outro. Mas dendro de nós temos que alimentar o amor e proteger o coração para que ele não endureça com o tempo. Lembre-se o melhor remédio é lembrar dos momentos bons. Pois eles são o esteio de nossas vidas. Encha-se cheiros que lembrem momentos lindos. Cores que tragam até você um momento perdido no passado de pura felicidade. Faça como Jõao e Maria marque o caminho com a Felicidade que viveu e terá um estoque para a vida. Assim superará as derrotas, decepções e maldades quaisquer que por ventura vieres a conhecer. Fica com Deus linda amiga tenho muita saudades de ti. Desculpa o afastamento esqueci de seguir meus conselhos e cuidar de meu coração vou voltar a cuidar dele ele esta virando pedra. Seca infértil e sem vida. Mas to voltando aos poucos a ser novamente eu. Já havia deixado duas respostas e agora descobri porque elas não ficaram. Eu estava como visitante no blog sem colocar o dados então ele não registrou. Beijos que Deus esteja contigo.

Bárbara disse...

Neusa espero que o conforto das minhas palavras te tragam um pouco mais de alegria. Fico com a esperança que bebas das minhas palavras e reguem esse teu coração de paz para que como as flores e campos que são regados eles não muchem. Essa é esperança que trago no meu coração a cada dia que te deixo um comentário e te deixo algumas palavras de carinho.
~Beijos querida Neusa.

Neusa Matos disse...

Querida Bárbara, bebo tuas palavras como quem não bebe água a muito tempo. Fiques em paz pequena jardineira que cuida tão bem de meu coração chega sempre que preciso. Rega, poda, limpa, tira ás pragas que teimam de tempos em tempos a se enxertar e como donas de tudo matar ou ocupar o lugar das flores que moram neste jardim. É necessário que seja assim pois o jardim precisa reacomodar suas flores as transplanta-las para outro jardim. O jardim da lembrança onde de tempos em tempos vamos lá para matar a saudade. Só não podemos ficar muito lá pois senão esquecemos o caminho de volta e o jardim morre. Temos que acreditar no jardineiro que cuida sempre de todos nós. Obrigada pequena e linda jardineira que me dá a paz e alegria que preciso de tão longe e te sinto sempre tão perto. Beijos que Deus esteja contigo. E muito obrigada por conseguir atingir sempre o seu objetivo me curar e me fazer sentir bem novamente.