segunda-feira, 16 de abril de 2012

A doença que mata á todos a doentes e os cuidadores.

Minha mãe tem alzheimer eu tenho uma mãe com esta doença as vezes há uma semana ela esqueceu que eu sou sua filha. Começa agora a esquecer aos poucos e outros detalhes e se perde entre o inicio e o fim do dia . A tristesa de vê-la assim é muito dolorosa para quem acompanha o dia a dia dela. E pela falta de paciência de quem não convive com ela. Ela é infantil mas é a minha mãe, é esquecida mas é minha mãe, é por vezes malvada, mas é minha mãe, é por vezes chata, mas é minha mãe, é muiiiiiiiiito repetitiva, mas é minha mãe. E por isso eu a amo mesmo sabendo que nem lembra de mim. Não importa eu lembro dela. Que esteja com todos neste dia em que o tempo parece a mente de minha mães escurece e faz frio como se fosse cair uma tempestade, logo a seguir esquecido o tempo larga um sol quente, e a seguir confuso nos tira a luz e devolve-nos a escuridão. Assim é a mente dela e eu na minha alegria e dor igual beijos que Deus esteja conosco sempre um beijo a todos.

2 comentários:

Bárbara disse...

Neuza lamento essa tua dor e perda progressiva.
Afinal é a doença que não quer calar.
Aquela que toma conta e consome a cada dia sem querer se dar a conhecer.
A mente Humana e confusa não temos um despositivo do qual a gente clica em off o on e liga de desliga a nosso bel prazer.
Me faz lembrar daqueles momentos que era eu criança e fazia as minhas birras(bem hoje em dia tabém as fasso)rs,rs
E possivelmente minha mãe tambem pensasse que em algum momento me podesse desligar.
Sei que é duro ou penso que sei infelizmente perdi o que mais amava de uma só vez em apenas um dia sem ter o poder de dizer que o amava e que era o centro da minha luz e da minha vida.
Não sei qual é pior amiga.
Será que posso te chamar de amiga?
Mas ao te ver nessa tua luta diária eu penso que no meu coração já te considero amiga.
espero que de alguma forma encontres conforto da minha amizade nas minhas palavras para acalentar essa tua dor.
Mesmo distante meus pensamentos por algum momento nesta minha vida eu penso em ti como guerreira.
Que encontres paz nesses teus caminhos.
Beijos...

Neusa Matos disse...

Amiga, amiga sim. Pois amigo é ser parceiro no bom e no ruim. E nas lutas da vida é bom saber que se tem alguém em algum lugar que estará pensando em você com carinho. Desejando-te o melhor e para mim o mesm acontece penso em vocâ amiga. Tuas palavras meigas e sinceras me fizeram chorar de alegria um sentimento calmo e cheio de paz me envolveu. Isto não tem preço e este nosso começo de amizade será espero que permanente e para todo o nosso sempre. Estou com um sorriso nos lábios obrigada pois você o colocou aqui beijos. Fico triste ao saber que tua perda foi assim rápida e sem auternativas. É triste a separação seja ela como for. Posso dizer que já provei as duas e não sei se é pela minha idade ou não, mas o fato é que o desgaste da doença que nos engole aos poucos, nos mata e apresiona todo os dias, vivemos hoje em carceres privados. Nos privando de outras convivencias. Ou por outra de sair e conviver pois em face a doença perdemos o contato com outros seres e entam passamos a enlouquecer aos poucos com o nosso doente. Nos vemos feras, santos, loucos, cômicos pesados em pesadelos dormimos e acordamos. Não há descanço.E o descaso de alguns nos masscra e mata aos poucos também. Desculpa o desabafo amiga pois amigos são para estas coisas ves que fria beijos.